Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

FESTAS DE PORTO SANTO

A popular festa do Espirito Santo com imperador,arraial e bodo,foi instituída na Alemanha  medieval e introduzida em Portugal pela Rainha Santa Isabel,em 1295 na Vila  de Alenquer,para perpétua observância,e propaganda por todo o Continente português e Ilhas Adjacentes.
Rainha Santa Isabel
Assentaram na instituição desta festa Santa Isabel e o Rei D. Dinis.
Rei D. Dinis
em memoria do milagre de achar a Santa Rainha,delineada pelos anjos e com os alicerces à  flor da Terra,a Igreja do Espírito Santo  de Alenquer,em cuja Vila residia a corte.Tornou-se quase lendária esta festa,dai hoje em Porto Santo sempre realizada no ultimo domingo de julho.
Altar da capela do Espírito Santo
Capela do Espírito Santo construída no século XVII
Situada no Campo de Baixo.
No Porto Santo por hábito logo a seguir a solenidade da sagrada Eucaristia  ou a Festa  do Santíssimo,era costume em Porto Santo oferecer a cada sacerdote que cantavam na missa da festa,um rico pão de ló,especialidade da Ilha,com uns 20 cm de largura,35 de comprimento e 8 cm de altura ,hoje não sei se seguem essa tradição.
Nas Festas de S.João entre as superstições tradicionais do Porto Santo,pelo São João.há ou  havia  de simbolismo regional:o colher canas verdes de roca ou vieiras e com  elas,aos pares,enfeitar janelas e portas dos domicílios,observando-se igual prática em fontes.A cana vieira é a benta ou planta benzida,segundo a superstição popular,pelo Santo.Precursor na manhã da sua festa,e preferida por ser muito abundante no mês de Junho,na Ilha de Porto Santo.
***


Festa de São João em 2015 Na Ilha de Porto Santo.
São joão ,pra"ver as moças!
fez uma fonte de prata,
as moças não bebem água.
São João quase se mata.
Festa da Nossa Senhora da Graça que se realiza todos os Anos a 15 de Agosto.








Capela de Nossa Senhora da Graça vizinha do Pico do Castelo.
Igreja do Senhor São Pedro .






Onde hoje está com pouco mais mais moderna.



 A Padroeira da Cidade Baleira ,na Ilha de Porto Santo  ,representa a simbólica da Dolorosa, Senhora da Piedade ,personificação da Dor ,ansiosa súplica e extrema resignação ,alma esfacelada pelo golpe Humano.




 

Natal no Porto Santo
























                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário