Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE.

Infante D. Henrique
O Infante D. Henrique,que ordenou a construção da Igreja de Nossa  Senhora da Piedade no Porto Santo,e estabeleceu  também uma pequena Capela no vale do Pedregal da Deserta grande,de que não há vestígios,destinada a prestar assistência religiosa aos habitantes daquela Ilha enquanto durou,o ensaio da sua exploração agrícola .O que tempos depois deixou de ser povoada e o único sinal que ficou era a imagem de Nossa Senhora das Graças mandada colocar em 1930 por iniciativa de Rui Silva,na rocha sobranceira á praia da lapa, na Deserta grande ,quem será este senhor Rui Silva,será que pertencia há Madeira,ou a Porto Santo. Alguém que ao ler isto e saiba diga de onde era,até pode ainda ter familiares.  .O Porto Santo apesar do privilegio da construção da Igreja de Nossa Senhora da Piedade esteve muitos anos sem ter pároco devido ao isolamento,e a pobreza. Até se julgando de castigo todo o pároco que para lá fosse nomeado ,embora dizem não fosse o motivo,o que para mim acho que os pobres têm direito ,como os ricos a ter seu Pároco e um pároco não deve ter luxos,pois foi o que Jesus deixou estipulado,mas pelo que vejo não é bem assim.
Deserta grande. será que existe essa nossa  Senhora ainda,ou se foi como outras coisas.






Igreja de Nossa Senhora da Piedade
D. Manuel Barreto bispo do Funchal em 1835
D.Manuel Barreto por espírito de justiça distributiva,levava o seu zelo apostólico a escalar mentalmente as freguesias,fazendo o clero passar quase em roulement por três categorias de paróquias,acauteladas as razões de Direito e de consciência necessária à vida espiritual e moral das populações.Não deixava,certamente,de pesar na balança deste critério a razão de que os novos se fazem com a experiência das piores,e os velhos têm jus ao respeito pela idade e reconhecimento pelos serviços com o galardão das melhores.

Ao ler que só por castigo ia Pároco para Porto Santo,confirmo o que sempre pensei que além

 de muitas pessoas pensar que um vigário por seguir a Religião não ganhava dinheiro,acredito que haja alguns que sim,mas esses são muito poucos.
Havia e há uma Hierarquia na diocese por pároco ao abrigo  de suspeições de ambição ou interesse próprio,e tirar ao Povo a ideia de que seu Pastor é um simples assalariado.Por serem muito reduzidas as ofertas das esmolas dadas nas missas.Na Paróquia de Porto Santo já em 1957 um vigário ganhava 500$00 escudos,e um Cura 400$00 escudos,onde nessa altura poucos ordenados desses havia em Porto Santo.O que imagino agora o que ganha um Vigário em Porto Santo.O que nada tenho contra só que Deus deixou seus Mandamentos escritos.E pergunto o porquê  de ocultar e fingir.
Porque o Povo têm sua Fé sincera e a maioria religiosamente por defeito de Educação e daí muitas vezes pensar que o senhor Padre é um pobrezinho.E muito mais havia que contar mas como com as desculpas de tantos Piratas ,que foram eles que roubaram,e pilharam tudo,muita coisa foi destruída,e pelo que vejo os Piratas deixaram de lá ir e ainda há muita coisa que podia ser preservada.
Foi em 1610-1617 que D.Frei Lourenço de Távoa natural de Alcube ,em Azeitão.
Frade dominicano íntimo amigo do Rei D. Sebastião e sobrinho do traidor D. Cristovão de Moura por cuja influência   da Filipa II de Espanha  foi nomeado Bispo do Funchal,e mais tarde de Bispo o cargo de Governador-Geral do arquipélago em 1614 e foi durante este  episcopado,que cuja matriz de Porto Santo foi saqueada,e incendiada por piratas mouros.O que infelizmente não podemos saber um pouquinho mais sobre a História da igreja matriz nessa data.

Rei D. Sebastião  de Portugal
destes já não há
Honra-se esta Igreja Matriz da Ilha de Porto Santo,receber a visita da imagem peregrina no dia 2 e 3 de Março 2016
2--3--2016
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está a visitar a Ilha do Porto Santo, tendo sido recebida com muita festa, hoje de manhã no porto, à saída do «Lobo Marinho» que a transportou desde o Funchal.
A procissão que se realizou até à igreja da Piedade no centro daquela ilha foi participada por muitas centenas de pessoas em ambiente de fé e devoção.
O programa de hoje integra diversas atividades, entre elas a procissão das velas, às 19,15, da igreja do Espírito Santo para a igreja da Piedade, sendo celebrada a Eucaristia às 20,30.
A Imagem Peregrina regressará à Madeira amanhã chegando às 21 horas ao porto do Funchal

Bom dia agradeço a quem colocou esta foto com seus Sacerdócios,na linda Igreja Matriz Honra-se essa Igreja.Sua foto tirada na antiga Capela da primeira Donatária dessa Ilha bem aja.Essa linda Capela foi recuperada com grande amor dos portosantenses,aos poucos tirada das cinzas.




Sem comentários:

Enviar um comentário