Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

PICO DO CASTELO

Pico do Castelo que foste  o grande defensor dessa  Ilha.
O Pico do Castelo vizinho com nossa Senhora da Graça  , foi aquele que sempre defendeu todas as invasões de corsários e piratas , pela sua elevação de defesa natural como forte roqueiro , e residência senhorial . E pela sua prova de segurança que nele existiam o segundo quartel do século XVII tinha umas boas casas com paiol  , cozinha , forno e boa cisterna , além disto , três ou quatro peças montadas.
Aqui faziam os habitantes anualmente , nos primeiros tempos , um depósito de biscoitos , e enchiam a cisterna de água , o que se praticou até o tempo do Governador Manuel da Câmara Perestrelo de Noronha  . Segundo no governo da Ilha , até 8 de Outubro de 1797 nunca me lembro de ouvir falar algo assim deste lindo Pico , só me lembro uma vez por ano , as pessoas ir  dar um passeio a este Pico , mas sem saber o significado desse passeio , e nem a própria Escola dar a saber a seus alunos a História de sua Ilha . O que me admira os seus governantes que em Porto Santo têm governando nunca terem preservado a casa que lá existia e a cisterna que sempre vi abandonada , onde só  preservado estava um canhão . Coisas da História de Porto Santo que era bom dar a conhecer ao turismo que tanto falam . E mais falarei já que ninguém fala.

Segundo no governador da Ilha por nomeação da Rainha D. Maria I, desde 23 de Setembro de 1785 até  8 de Outubro  de 1797 «Era mais um refúgio que uma praça . A Ilha era de acesso fácil em diversos pontos especialmente na extensa praia ( com mais de 8 km  de comprimento )...não tinha nem podia ter guarnição bastante para a defender , pelo que constantemente  a infestavam piratas berberescos  e corsários europeus . Para acudir a à mísera população foi levantada  essa fortaleza no cume Pico do Castelo de um pico muito alto ao intento , por íngreme  e pedregoso  que , só com as pedras em que abundava  , se defendia , e por isso a edificação era mais seguro e mais hospitaleira  que de guerra »
A Filipe II se deve  , em 1577 a transformação da defesa natural do Pico  do Castelo em reduto  com as construções referidas  com artilharia e paiol; a Filipe IV
Filipe IV , em 1624  o provimento de Francisco  de Sousa como Condestável desta fortaleza no Pico do Castelo Mais tarde Arruinou  as casas de refúgio  do Pico do Castelo o Governador  civil e Militar do Porto  Santo de odiosa tradição popular Manuel Inácio Avelar  Brotero que se utilizou  de material delas para reparar  o quartel de São José .Podia muito bem utilizar todas as peças de artilharia e não destruir a fortaleza mas acho que Porto Santo tem a má sorte  de todo o pouco que tem ser destruído e nunca restaurado . Onde mandou construir  dentro hoje Cidade Baleira pelo Marquês  de Pombal honrando-o com um padroeiro daquela inovação homenagem ao Rei . Espero que o quartel de São José esteja conservado e seja visitado por turistas.
Marquês de Pombal.

Quartel de São José  na Ilha de Porto Santo.
A defesa  militar do Porto Santo nessa altura , constava  em 1816  dum  Corpo de Artilheiros Fuzileiros  de Milícias  , num total de 312 homens Fazia parte  deste Corpo 1 Capitão  , 1 ajudante  , 4 primeiros -tenentes  ,4 segundos -tenentes , 8 Sargentos  , 4 furriéis  ,1 porta -bandeira 20 cabos  , 1 condestável  , 4 tambores e 224 soldados os superiores era mais finos sempre foi assim e continua.
As munições de guerra eram 22 peças de artilharia dos  calibres  3 a 12 e 251 espingardas . Ainda existe neste quartel algumas bocas de fogo como recordação da agitada  e amarga  vida social pelo que através dos séculos passou esta linda Ilha,mas não tantas quantas a defenderam e acho que devia existir por interesse histórico e turístico por direito do patrimônio da Ilha.
Em 1944 ordenou o Ministério  da Guerra uma haste pública  das bocas de fogo existentes  na Ilha de Porto Santo e dispersas pelo Pico do Castelo ,Pedregal ,Fonte da Areia ,Penedo ,Campo de Baixo e Calheta , que seguiram diferentes descaminhos pois quase tudo em Porto Santo tem sido assim tudo leva diferentes descaminhos . Um dos quais era guarnecer  a plataforma  Sul  da antiga Fortaleza de S . Lourenço , no Funchal ,falseando  , na  Madeira  , a história militar  da Ilha a portugueses  e estrangeiros  como ainda hoje se faz  publicidade à Madeira colocando a praia desta ilha .Desta dispersão  salvaram-se  para recordação  histórica da fortificação de Porto Santo apenas cinco berços e três  bombardas  , em mãos de particulares  no Campo de Baixo  e o da Cidade Baleira . Tudo tem levado da nossa ilha agora até a areia . em breve escrevo mais um pouquinho.

Onde hoje  já com muitas Vivendas  a seu Redor.


Sem comentários:

Enviar um comentário