Porto Santo,Arquipélago da Madeira,é uma Ilha acolhedora,com uma praia com 9 km de areia fina dourada.
Pedra Basilar dos Descobrimentos Portugueses.
A ilha do Porto Santo foi descoberta no ano de 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo tudo isto escrito sobre a ilha de Porto Santo foi escrito por Eduardo C.N.Pereira DA ACADEMIA ,DE CIÊNCIAS ,LETRAS E ARTES DE S.FERNANDO (CADIZ,ESPANHA)E PORTUGUÊS DE ARQUELOGIA E ETNOGRAFIA DE LISBOA DATA DE 1957.
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suas ruas principais eram assim,e podiam continuar algumas,mas colocaram o alcatrão,e dai tiraram
a beleza a seu piso.
Porto Santo foi sempre mal servido de viação que seus caminhos foram uma memória viva dos tempos da colonização e povoamento,obra de escravos negros e cativos mouros.É de tradição desta Ilha ter sido esquecida de todos os regimes e políticos de sua vida secular.não obstante contar o Porto Santo para a História e glória nacional como pedra basilar do nosso império ultramarino,primeira porta de acesso à empresa marítima dos portugueses,padrão assinalador da rota por onde se descobriram tantos mundos para o Mundo.Ainda hoje no Ano de 2014 continua em certas alturas com falta de viação,ainda continua os interesses ,e a indiferença e a falta de cuidado de Zelo em muita coisa pois nos tempos que correm continua a ser mal servido.
Nem o Plano Complementar de Estradas tão oportunamente decretado em 1938, com uma dotação de 44.000 contos para todo o arquipélago,se aproveitou para fazer essas Estradas,Reconheceu-lhe o atraso deplorável e a extrema necessidade de comunicações a missão técnica mandada estudar a sua rede viatória,mas a política administrativa do Distrito sacrificou a nossa Ilha,até 1951,ao turismo da Madeira Onde muito turismo da Madeira é feito colocando a praia de Porto Santo,assim enganando o turista que a Madeira têm uma praia com 9 km de areia para não dar a conhecer as suas praias todas de calhau E vou seguir contando aos poucos o que estou a me informar sobre a História da minha linda Ilha que aos poucos se foi fazendo,com sacrifício de alguns querem fazer mais e não podem.E o pouco que deixam fazer deve de ser sempre com algum interesse.Desses senhores que a mim nada me diz.Seus presidentes de Câmara eleitos por seus habitantes,filhos da própria terra que deviam fazer algo por ela,e alguns dos seus habitantes que fazem seu voto,pois ainda no século XX é tudo por seus interesse e assim pouco ou nada essa ilha linda de uma Natureza natural pouco avança
filme feito em Porto Santo,onde conto um pouquinho do que os habitantes passaram.
O que Resgatou porém o Porto Santo ao seu abandono histórico ,em 1951 o Ministro das Obras Públicas,Engenheiro José F. Ulrich,estendendo a esta Ilha o Plano de Fomento Hidroagrícola e Florestal organizado pela Comissão Administrativa dos mesmos Aproveitamentos para a Madeira,que,além de captação e exploração de águas,correção de torrentes,e o revestimento florestal e electrificação dotou-a a senhores doutores importantes e imprescindíveis melhoramentos anuladores É de tradicionais,periódicas e graves crises económicas fomentadores de trabalho,progresso e bem estar.E o Ministro da mesma pasta,Engenheiro E. Arantes e Oliveira,por despacho de 17 Agosto de 1954,beneficiou a desgraçada população com uma rede de estradas e caminhos a realizar desde 1955 até 1971.Pelo texto das Ordens Municipais de 1971.Verifica-se a qualidade das comunicações rurais do Porto Santo irradiantes da Vila que é hoje Cidade,Baleira e existentes até 1956,bem da .como a servidão dos caminhos mais importantes da Ilha.É assim como segue ,dentro da letra da respectiva Postura,«a permissão e existência a respeito do Concelho da Ilha de Porto Santo.
Da igreja matriz para a Fontinha e Tanque,e dentro da Vila só se podia passar por atalhos que foram mais tarde no século XIX transformadas em Ruas de 8 m de largura.Só o 5 º Caminho que hoje é a estrada da Cidade Baleira até a Portela era a única melhor estrada que havia em Porto Santo nessa altura ,tendo sido beneficiada em 1953 a 1954 na
sua largura e pavimento de calçada a paralelipípedos de basalto ainda hoje existente ,Não foram porém, esquecidas as comunicações desta Ilha no Plano de Fomento de que está a beneficiar.Uma mais moderna rede viatória onde mais há-de cortá-la em todas as direções adaptando os antigos e novos caminhos ao trânsito necessário á vida e turismo insular.
Este Plano de estradas foi elaborado em 1954 pela Direção da Urbanização do Distrito do Funchal e sujeito ao parecer da Câmara Municipal do Porto Santo a 8 de janeiro de 1955,que com grande aprazimento o aprovou ,.Por não haver na Ilha via alguma com categoria de Estradas Nacional,foram classificadas as existentes em Estradas Municipais,Caminhos Municipais e Caminhos vicinais pequenas ruas.
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