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PEDRA BASILAR DO NOSSO IMPÉRIO

E assim ficou até 1951

suas ruas principais eram assim,e podiam continuar algumas,mas colocaram o alcatrão,e dai tiraram
a beleza a seu piso.

Porto Santo foi sempre mal servido de viação que seus caminhos foram uma memória viva dos tempos da colonização e povoamento,obra de escravos negros e cativos mouros.É de tradição desta Ilha ter sido esquecida de todos os regimes e políticos de sua vida secular.não obstante contar o Porto Santo para a História e glória nacional como pedra basilar do nosso império ultramarino,primeira porta de acesso à empresa marítima dos portugueses,padrão assinalador da rota por onde se descobriram tantos mundos para o Mundo.Ainda hoje no Ano de 2014 continua em certas alturas com falta de viação,ainda continua os interesses ,e a  indiferença e a falta de cuidado de Zelo em muita coisa pois nos tempos que correm continua a ser mal servido.
 Nem o Plano Complementar de Estradas tão oportunamente decretado em 1938, com uma dotação de 44.000 contos para todo o arquipélago,se aproveitou para fazer essas Estradas,Reconheceu-lhe o atraso deplorável e a extrema necessidade de comunicações a missão técnica mandada estudar a sua rede viatória,mas a política administrativa do Distrito sacrificou a nossa Ilha,até 1951,ao turismo da Madeira  Onde muito turismo da Madeira é feito colocando a praia de Porto Santo,assim enganando o turista que a Madeira têm uma praia com 9 km de areia para não dar a conhecer as suas praias todas de calhau E vou seguir contando aos poucos o que estou a me informar sobre a História da minha linda Ilha que aos poucos se foi fazendo,com sacrifício de alguns querem fazer mais   e não podem.E o pouco que deixam fazer deve de ser sempre com algum interesse.Desses senhores que a mim nada me diz.Seus presidentes de Câmara eleitos por seus habitantes,filhos da própria terra que deviam fazer algo por ela,e alguns dos seus habitantes que fazem seu voto,pois ainda no século XX é tudo por seus interesse e assim pouco ou nada essa ilha linda de uma Natureza natural pouco avança 
filme feito em Porto Santo,onde conto um pouquinho  do que os habitantes  passaram.
O que Resgatou porém o Porto Santo ao seu abandono histórico ,em 1951 o Ministro das Obras Públicas,Engenheiro José F. Ulrich,estendendo a esta Ilha o Plano de Fomento Hidroagrícola e Florestal organizado pela Comissão Administrativa dos mesmos Aproveitamentos para a Madeira,que,além de captação e exploração de águas,correção  de torrentes,e o revestimento florestal e electrificação dotou-a a senhores doutores importantes e imprescindíveis melhoramentos anuladores  É de tradicionais,periódicas e graves  crises económicas fomentadores de trabalho,progresso e bem estar.E o Ministro da mesma pasta,Engenheiro E. Arantes e Oliveira,por despacho de 17 Agosto  de 1954,beneficiou a desgraçada população  com uma rede de estradas e caminhos a  realizar desde 1955 até 1971.Pelo texto das Ordens Municipais de 1971.Verifica-se a qualidade das comunicações rurais do Porto Santo irradiantes da Vila que é hoje Cidade,Baleira e existentes até 1956,bem da .como a servidão  dos caminhos mais importantes da Ilha.É assim como segue ,dentro da letra da respectiva Postura,«a permissão e existência a respeito do Concelho da Ilha de Porto Santo.
Da igreja matriz para a Fontinha e Tanque,e dentro da Vila só se podia passar por atalhos que foram mais tarde no século XIX transformadas em Ruas de 8 m de largura.Só o 5 º Caminho que hoje  é a estrada da Cidade Baleira  até a Portela era a única melhor estrada que havia em Porto Santo nessa altura ,tendo sido beneficiada em 1953  a 1954  na
sua largura e pavimento de calçada a paralelipípedos de basalto ainda hoje existente ,Não foram porém, esquecidas as comunicações desta Ilha no Plano de Fomento  de que está a beneficiar.Uma mais moderna  rede viatória onde mais  há-de  cortá-la  em todas as direções adaptando  os antigos e novos caminhos ao trânsito necessário á vida e turismo insular.
Este Plano de estradas foi elaborado em 1954 pela Direção da Urbanização do Distrito do Funchal e sujeito ao parecer da Câmara Municipal do Porto Santo  a 8 de janeiro de 1955,que com grande aprazimento o aprovou ,.Por não haver na Ilha via alguma com categoria de Estradas Nacional,foram classificadas as existentes em Estradas Municipais,Caminhos Municipais e Caminhos vicinais pequenas ruas.

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