O Porque do povo de Porto Santo ser alcunhado de profeta ,pelo ridículo a que se sujeitou toda a população ,desde 1532 a 1533 ainda hoje estamos no ano 2016 e ainda alguns espertos chamam por esse nome.. ., deixando-se ludibriar no seu fanatismo por um « montanhês criador e lavrador ....bravio e rústico solitário » com o nome de Fernão Nunes , e por sua sobrinha Filipa Nunes . Fernão Nunes , celibatário , místico e eremita ,escandalizado com a vida desregrada e prepotente o que ainda hoje é a população urbana fez-se passar por inspirado do Espírito Santo e por profeta ,revelando publicamente culpas secretas de toda a gente ,conhecidas por intermédio da sobrinha que era uma grande fofoqueira e também uma grande bilhardeira o que ainda hoje à e muito .junto dos seus protegidos iguais a ela . Fanatizou os Donatários , os fidalgos , o clero olha se não entra-se os padres que era os que sabiam mais da vida dos outros e o povo que vai sempre na onda . E todos andavam confusos e espantados e desolados sem comer; as mulheres deitaram no mar todas as posturas do rosto como pós e outras coisas de ficar bonita , onde digo eu mal empregado se vive-se nessa altura ia logo buscar , sem tratar de seus vestidos preciosos e os pobres a roupa que traziam despiam e ficavam em fralda de camisa fazendo penitência sem comer senão pouco e em pé ....olha se fosse comigo esta penitência . Tão cegos estavam que as mulheres muito fidalgas e nobres iam à igreja em camisa perante seus maridos com cestos grandes de vimes .... cheios de leite escorrido ,queijos e pão e outros mantimentos para dar de comer aos que estavam na igreja de noite e de dia ouvindo a pregação do profeta ,Não era nada parvo esse Fernão , .Levou este fanatismo à morte do tabelião e escrivão do cartório João Calaça acusado de não acreditar nos sermões do profeta ,em Porto Santo sempre foi assim que fala verdade se lixa . Durou esta falsa mentira durante dezoito dias enquanto não houveram conhecimento dele as autoridades civis e eclesiásticas da Madeira ,que ordenaram uma averiguação e prenderam o profeta e a sua sobrinha bilhardeira .Condenaram -nos a estar à porta da Sé de Évora foram para longe em uma escada cada um com sua carocha a imitar uma mitra . de papel com letras que diziam : PROFETA Do Porto Santo . e com um círio acesso em cada uma das mãos enquanto se dissesse a missa da Terça, A sobrinhinha do tio vestida e ele nu da cinta para cima .
Desculpem de ser mal educada mas o meu castigo as velas eram colocadas aceso noutro lugar.
Continuando
Aos moradores da Ilha foi-lhes aplicadas a pena 200 cruzados nessa altura por crerem nas abusões de falsos profetas .olha se fosse agora os € que entrava na Câmara iiiiii Este facto acarretou o alcunha de profetas aos portosantenses ,originando o dito popular : era bom fazer uns € de multa a quem chama-se nos dias de hoje .esse nome. E Quem adivinha vai para a porta da Sé .
As mulheres do Porto Santo , até à cinquenta anos , como as de Bragança até princípios do século XIX escondiam-se dos homens , principalmente dos estranhos à ilha .Não apareciam franca nem frequentemente fora de casa , e ocultavam-se nas janelas ,agora puxam para dentro da janela.as janelas protegidas pelas persianas detrás dos rótulos , pouco e cautelosamente abertos para ver quem passava .Em reuniões familiares .isolavam -se dos homens ,tímidas kkkkkkkkkkkk tadinhas e circunspectas formando grupos de preferência com as da mesma família .Desde estranho proceder veio a ironia madeirense de chamar «moda do Porto Santo » aos grupos de mulheres isoladas dos homens , intencional ou acidentalmente , em reuniões familiares,
|
Sem comentários:
Enviar um comentário