Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

EMBARCAÇÕES FEITAS POR HOMENS INTELEGENTES


as primeiras construções de barcos pequenos começou em Porto Santo.
Esses barcos , apesar de sua linha de construção não obedeceu a nenhum plano técnico além de serem construídos por analfabetos,são considerados superiores a todos os do seu género  por qualidades de resistência e de  mar chão e vento fresco , lançados à bolina, atingem a velocidade de dez milhas sem motor . Falando do que diz em cima , analfabetos , à uma frase assim.
Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e deixaram de ler.
A linha de cada barco obedece às condições do respetivo  varadouro. Assim há alguns arqueados e
levantados de proa por ter mais decline no calhau onde varavam . Todos tinham costões  para equilibra-se em terra e estabilizar-se no mar.


O formato destas embarcações , segundo desenhos e pinturas de várias épocas , não sofreu alteração sensível , a não ser o da canoa cuja popa é cortada e privada de capelos . Esta embarcações  , em geral só dum par de remos ou dum  remar , quando muito pequena , se chamava de cabrito; o tipo superior
à canoa tem o nome de lancha e utiliza de dois a quatro remos , seguindo-se -lhe o lanchão e a barcaça . A cabrita emprega-se no tráfico de bombo-te; a canoa neste e no da indústria de pesca costeira ; a lancha de quatro remos no carreto de passageiros e mercadorias para os portos da costa de leste , entre Funchal e Machico e os da costa de oeste entre o Funchal e o Porto Moniz;

Uma das caraterísticas especial que distinguia estes os carreiros  do Porto Santo das demais embarcações do arquipélago , e tinha origem nas embarcações dos anos quatrocentos ,mantinha-se toda a pureza histórica :o cargo de escrivão , responsável da carga , fiel de contas e cobrador dos crédito , o marítimo cujo o aparelho principal era o lápis entre as mãos . Não é de esquecer também a sua caixa de madeira com 50 x 80 cm e com 40 cm de altura era o cofre privativo de cada barqueiro , o seu guarda -joias e correio de encomendas e recados.

A todos os Barcos de Porto Santo se adaptavam uma duas velas .A vela os traquete ,em forma triangular troncada em diagonal,sendo inçada por um cabo de suspensão preso a um terço da verga que a desfraldava . O velame destes barcos evolucionou das caravelas através do caíque Algravio para o do barco povoeiro.
Onde mais tarde se tornaram ,os grandes Barcos de Carreira entre Porto Santo  Madeira.
Com transporte de gado , e cal.
Foram estes os Primeiros Barcos que faziam a ligação entre a Madeira e Porto Santo , no braço do mar vulgarmente conhecido pelo nome de Travessa , é onde se faz sentir a Corrente do Golfo ,agitando frequentemente aquela passagem de navegação obrigatória .Este braço de mar tornou-se lendário  pelo terror que inspirava ao povo madeirense obrigado a atravessar em pequenas embarcações a vapor ou à vela , em demanda de serviços de carga e passageiros para aquela Ilha.

Onde ainda hoje mesmo com Barcos maiores se torna difícil  a travesseia . Mas os Barcos antigos faziam sempre suas viagens , só mesmo com o mau tempo mesmo difícil é que ficavam na outra ilha que era a Madeira , hoje este é o tripulo e foge até ao pequeno mau tempo.











Sem comentários:

Enviar um comentário