Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

ENTRE OS ANOS 50 e Anos 60

 Em 1959 era eu  uma criança, nas minhas idas para a Escola adorava ver as chegas e saídas destes pequenos  mas "grandes" Barcos de Madeira que faziam  a travessia ,entre Porto Santo e Madeira nessa primeira foto  esse ´barco que está a encostar ao Caís é o Porto Santíssimo  e o rapaz que está com a corda na mão para prender o barco ao caís é um irmão meu parece Eduardo  !!ainda vou ter que confirmar Eduardo que trabalhou  por uns tempos nesse barco Muito depois de eu já ter saído de Porto Santo e vindo para Lisboa . Pois eram esses barcos que traziam ,toda a mercadoria  para a ilha onde era descarregada no Caís da Ilha onde os próprios cargueiros faziam a descarga de  tudo que neles vinha  além de outros homens da ilha que para ganhar algum dinheiro ajudavam a descarregar até eles lhe davam um nome que era fazer fretes  . Ao fim de estar descarregado ,o Barco muitas vezes encalhava para descanso e limpeza do fundo ,ou  para acabar de  descarregar alguns bidões que trazia  com combustível para a Ilha uns para por a trabalhar a Fábrica de conservas e a Fábrica das  Águas  e  para  a Central Elétrica  que  gerava a luz para a ilha , não para  ilha toda como agora mas no Centro da  Vila como se chamava , e em algumas Ruas  da ilha, e algumas  vezes traziam alguns  carros. Carros que só era para quem tinha dinheiro nessa altura , ou para o senhor Rocha que tinha vindo da Madeira  e começou a morar  em Porto Santo sim porque o povo quase todo andava a pé , ou em cima de burro , ou em carroça feita pelo próprio dono ,   Nas Alturas de grande Temporal os Barcos que estavam na Ilha da Madeira não faziam a viagem para Porto Santo nem havia saídas de Porto Santo para a Madeira muitas das vezes o temporal chegava a ter 15 dias  e isso  faziam  muito mal a Ilha de Porto Santo pois começava a faltar  alimentação para os Habitantes  da Ilha.  Eram 6 os barcos que faziam a travessia entre as duas Ilhas . Seis foram esses que conheci  com nomes de Cisne, Devoto , Maria Cristina, Arriaga ,Cruz-Santa e o Porto Santíssimo que era o mais pequeno de todos Num dia de grande temporal o Arrais  do Arriaga arriscou fazer a viagem da Madeira para Porto Santo , mas como o temporal era muito forte e pouco viam  por causa do nevoeiro foram ter a uma das ilhas de Canárias por não poderem dominar a força do mar . Eram grandes homens do mar os barqueiros da Ilha. Quando não encalhavam  ficavam  a uma distância do caís ancorados  para  no outro dia seguir viagem para a Madeira, pois transportavam de Porto Santo a  Cal que  era para caiar as casas e não só .Porto Santo nos anos 60 tinha pedreiras onde se extraía muita cal a do Ilhéu de Baixo e na Serra ,!! também carregavam  como por exemplo a água engarrafada da Fábrica da Fontinha
 de Porto Santo que era acartada para o Caís por pequenos carros   e por um carro de Bois igual a esse que coloquei na foto abaixo e o dono dessa  carroça era meu primo por parte da minha Mãe , eu adorava acompanhar  essa carroça que lhe davam o nome de corsa !! até ao caís junto com outros miúdos  da  minha idade, que terá sido feito desse carro que hoje servia para recordar o passado e mostrar  como era que se trabalhava nesse tempo ,o  dono ia á frente e tinha um trapo cheio de cebo que de vez em quando passava por baixo para deslizar melhor pois era algo em ferro que deslisava pelo chão pois nessa altura as estradas eram de calçada e bem bonita que eram , e o resto das estradas era de terra batida. Também carregarem as caixas cheias de conserva que seguiam para a Madeira , e da Madeira para Lisboa pois a Fábrica de conservas trabalhava muito com encomendas feitas aqui do Continente , como a marca Milhafre---Costa do Sol-Zarco e outras mais  Voltando à . Fábrica  das águas mais tarde com a entrada do 25 de Abril , e com as politiquices do  primeiro governo da Madeira , que era o PPD fundado por o senhor  Alberto João Jardim  lá com as ideias avançadas de tudo querer modificar  e não só , para entrada de outras companhias de águas na Madeira , começaram a dizer que a água que até ali era boa , deixou de ser e assim fecharam uma fábrica que além de dar trabalho a pessoas do Porto Santo era uma imagem linda para a ilha , e hoje se está a degradar aos poucos , e assim foi menos um serviço para os Barcos da ilha,   acabou por fechar onde é muito estranho , porque os madeirenses adoravam a água. Hoje continua fechada o que é uma pena , pois sua construção é linda e tudo se está a estragar onde podia ser um lindo Museu. Mas  Muitos dizem que o que ali seria feito em  seu lugar e ficava bem era apartamentos ,talvez sim mas deixar essa linda fachada , ao mesmo tempo procuro para que tantos apartamentos onde alguns ficam fechados o Ano quase todo   e só quem tem  mais movimento na ilha de Porto Santo é os Hotéis Pestana  e ah quem tem muitas ideias para ir deitando tudo abaixo ,o que depois pouco lucro dá. Havia uma Nora própria que puxava a água para esta fábrica trabalhar, hoje está desprezada ou estragada,   infelizmente tudo o que era de boas recordações dos nossos antepassados  foram destruindo aos poucos. Dizem sempre que a ilha tem pouca água para cultivar algo mas não sabem aproveitar o pouco que tem ,Fizeram represas para aproveitar a água e muitas estão cheias de lixo e acaba o tempo da chuva  e ficam quase vazias. Hora se essa mina que fornecia a Fábrica da água existe o porque de não aproveitar?, para regas de agricultura, e não só!! Fizeram um  campo de golfe , onde não digo que ele não exista mas que não tirem a água só para esse Campo de Golfe, e quem é o responsável  pelo campo que faça água destilada do mar primeiro está  alimentação para se sobreviver por  que o dinheiro cá fica.

A DESCARGA DO BARCO COM O NOME ARRIAGA.
Além de haver carros de duas rodas de   madeira e também , puxados por vacas . Com a continuação foram aparecendo carros a motor mas esta carroça fazia sempre   o seu transporte  para os barcos ,levava  cheias e trazia  fazias. para novo carregamento . Os primeiros carros a  motor foram trazidos por estes cargueiros de Porto Santo e assim a ilha foi  crescendo. Além de transportar a cal e a água também transportavam muitas pipas de vinho de Porto Santo pois nos anos 60  quase todas as pessoas tinham  seus terrenos ou com vinha e outros com trigo. Havia muita melancia  e melão ,figos , amoras .Vinha da Madeira sacas de milho  e trigo para ser moído  nos Moinhos de Porto Santo onde depois seguia para a Madeira em farinha. Na nossa ilha também  havia alguns agricultores que criavam seus animais como vacas ,e depois vendiam para a Madeira  , pois em Porto Santo pouca carne se vendia por ser cara e muitas pessoas só comiam carne no Natal, e quase sempre ou frango e  canja , e carne de Porco que era posta em vinho  , e alhos  um mês antes do Natal ,era frita e o molho que deixava na frigideira se colocava fatias de pão para   embeber  o molho da carne e assim se acompanhava com a carne , mas nem todos tinham esse prato por  haver uns mais pobres que outros.
Descarga do Arriaga já varado na praia, muito havia que contar sobre estes lindos barcos que deram o sustento a esta ilha.
Hoje muitos dizem ,até começando por Senhores de altos cargos que Porto Santo têm um problema que é falta de água ,ignorantes porque nos anos 60 dava trigo ,cevada  criação de vacas ,cabras, uvas ,e vinho ,e conserva .Hoje governado por eles deixou de tudo dar e é dívidas até ao pescoço começando por os Presidente de Câmara que levaram ,a Câmara ah banca rota. Nos anos 60 o Presidente de Câmara era eleito aqui do Continente e tinha sempre suas contas em dia ,não tinha muito dinheiro, não podia passar do que tinha mas não tinha dívidas .Nem se ouvia algazarra como na antiga Praça da Ribeira Mas na praça da Ribeira eram os vendedores a vender e a fazer o seu trabalho, porque se não vende-se não tinha que comer, hoje na Câmara a algazarra é mais pelo poleiro, porque nada fazem na Ilha.

Rua Gonçalves Zarco.
Nasci em 50 e sempre a conheci por Rua João Goncalves Zarco ,e para melhor identificação das pessoas ,se dizia vou há Rua da Doca, derivado a tudo haver nela ,desde Praça ,mercearias ,barbearias, padarias .e sapateiro ,era uma Rua completa com quase tudo. Tinha Escola ,e esse dito Matador e ,tascas. Tinha coisas boas coisas más! como por exemplo grandes bebedeiras, e quando ia alguém desapartar tal acabava por ficar ,a dar e levar e havia uma senhora Maria de Ornelas ,que por alcunha lhe chamavam a tixa muitas vezes a iam chamar ,ela chegava lá arregaçava as mangas uma grande chapada em cada um e tudo acabava, tinha eu sete anos adorava ver ,dizia tudo olha vêm a senhora Maria. ria ria. Belos tempos das gentes verdadeiras da ilha. Todos os cantinhos tem história, se coloca uma foto e não se conhece a sua história ,é triste. Isto foi posto pelo dito senhor historiador ! me diga senhor historiador onde anda a sua história sobre uma das mais antigas Ruas de Porto Santo.
Isto foi uma publicação de um dito historiador de Porto Santo ,que nem sua história sabe contar sobre esta Rua ,porque todos tem uma história.





Sem comentários:

Enviar um comentário