Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

MERGULHANÇA


Dá-se este nome ,na Madeira ,à prática duma atividade náutica que ,não obstante ser um exercício de desenvolvimento físico para seus agentes  ,o que não era todavia um desporto .Mas por analogia e sua originalidade ,a incluímos entre os desportos náuticos ,porque divertia os praticantes e os espetadores  ,embora não constituía modalidade com alguma educação desportiva . Era um mergulho há muitos anos exercido espontâneo  e livremente como prática  de natação  para aliviar viajantes em trânsito e deles recolher algumas moedas . necessárias à vida dos nadadores .Sempre se exerceu  no porto do Funchal ,por gente de mar empregada em comércio  em canoas pequenas onde se fazia vendas e trocas de produtos em pequenos barcos ,as cabritas insulares ,a bordo de navios de passageiros .E assim começou o primeiro comércio da venda dos bordados da Ilha.

Nesta foto se vê os nadadores a pedir a moeda para ir ao fundo do mar buscar.
A Partir de 1 de Maio de 1953 ,porém a Capitania do porto  , por prescrição  do Capitão  de Fragata 
Horácio de Faria Pereira
Foi considerada a mergulhança ou apanha de moedas atiradas de bordo dos de navios para a água  e recolhidas de mergulho  , como uma profissão  e regulamentada  com prévia  , idade de 14  aos 20 anos ,calção próprio de banho  e cartão de identificador .Na expectação deste exercício  se divertiam os forasteiros de bordo  das embarcações admirando a profundidade  do mergulho  dos pequenos  bomboteiros ,a porfia na luta pela caça de cada moeda e a arte que faziam debaixo de água os seus mergulhadores . Por associação de ideias e dentro do tema de desporto e por força da febre desportiva que dominava o mundo agitando por toda a parte a mocidade e fazendo vibrar a velhice tinham de associar aos desportos náuticos os desportos terrestres e anotar para índice popular desta época a construção dum campo de futebol como um acontecimento de tão grande relevo administrativo como de importância política ,o Estádio  dos Barreiros , no Funchal.
Inaugurou este campo o Ministro  das Obras Públicas  , Engenheiro Arantes  e Oliveira  a 5 de Maio de 1957 .Muito mais havia para escrever principalmente as dimensões do Campo  mas vou fiar por aqui quem sabe um tenho mais paciência.
Ministro de Obras Públicas Arantes e Oliveira.
Já era de longa data esta grande aspiração da geração nova e não menor anseio  da velha ajudando a primeira a encarece-lo  segunda a realizá-lo .Teve esta iniciativa  o Clube Desportivo Nacional  que adquiriu o campo em 1925  , o construiu  e inaugurou  , em primeira fase , a 26 de  Junho  de 1927 .Coube  , porém ,á  Junta  Geral do Distrito solucionar este problema  em 1953  , ajudada  pelo Estado  com uma comparticipação . Onde quem fez a planta  foi o arquiteto A. Couto Martins  , em que colaboraram  os Engs. Félix do Amaral  , Abel Vieira  e A Correia Neves  na execução .Hoje da Mergulhança há várias modalidades desportivas , mais campos de bola  e pavilhões para o desporto desenvolver . E  das canoas  que iam vender seus bordados aos Navios se transformou lindas lojas de venda de lindos bordados.
onde mostram seus trabalhos e fazem suas vendas de uma linda ideia de pessoas humildes que com sua canoa dava a conhecer as mãos de fada que sua Ilha tinha , onde muito há que contar por ser uma História com principio mas sem fim.
E onde uma jovem antes de casar tinha que ter sempre em seu enxoval algo feito por sim do lindo bordado que ainda hoje é a riqueza das duas ilhas . Madeira e Porto Santo.
As horas , os minutos os anos, sempre até o dia que Deus lhes dizia deixa acabou, escrevo  isto com carinho porque sei que era e é um lindo trabalho mas haja as máquinas que houver nenhum é igual ás mãos de cinco dedos .quem sabe um dia escreverei mais um pouquinho. Bem haja às Mãos de Fada felizarda drumond faustino.



Sem comentários:

Enviar um comentário