Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

MOINHOS


Eis aqui o primeiro moinho de Porto Santo.
Foi em 1794 que, segundo alguns historiadores, surgiu o primeiro moinho de vento no Porto Santo. O relevo baixo da ilha, com vento a soprar em muitos dias do ano e em vários quadrantes, criou condições propícias para a montagem destes engenhos. Em poucas décadas, os moinhos de vento difundiram-se de tal forma que passaram a ser uma das imagens emblemáticas da ilha.

Mais tarde nos anos 60,este Moinho foi restaurado,
e na sua frente feito um lindo miradouro onde se vê toda a praia
de uma ponta a outra pois tem uma vista excelente,
mais tarde este moinho foi  discoteca,e um pequeno café
onde hoje se encontra fechado,mas espero o ver aberto novamente.
Estes moinhos no tempo de sua atividade,moinhão seus
cereais para a própria terra e também para enviar para América
onde era exportada  em navios.que faziam ligação com a Madeira.
                                                           

Com o andar dos tempos mais moinhos foram restaurados alguns
como os três moinhos da Portela onde têm uma vista maravilhosa sobre a ilha.







O Moinho vêm  do  Latim "molino", recordando  o Moinho  de  menina onde eu  levava horas  a o ver  moer , esse era  e é  o primeiro  Moinho que sugeriu em Porto Santo em 1794  só mais  tarde  vim a saber ser esse o primeiro Moinho da  minha Ilha. Tinha  eu os meus 9 anos e Residir no Sitio das Pedras Pretas  mesmo por baixo  onde o Moinho todos os dias moía , eu todos os dias ia ver   o senhor José chegar  com o seu Burro com uma ou duas sacas ,de trigo ou milho  para moer,e eu já lá estava a espera para ver ele desenrolar as velas do Moinho e ai começar a trabalhar, tantas horas ali levava que muitas  vezes ele  próprio dizia  vai para casa   daqui a pouco não tarda tua mãe ai  aparece e levas uma  "malha " que  queria dizer pancada , por ali estar muito tempo,eu saia  dali e ia correr no meio  do centeio  que  havia nos terrenos  próximos  do Moinho ,pois  onde hoje são casas,e uma  bela estrada. Era  este o Moinho que para  mim  era a coisa mais linda o ver moer,mais tarde  voltarei a falar deste Moinho.Hoje este Moinho se encontra Restaurado,junto com tantos outros e Porto Santo.
Azinhaga  com encruzilhada, na planície das Matas,« canal onde onde o gado e, bestas e onde as pessoas» passavam  para fazer a sua vida onde existia estes dois Moinhos  .






Sem comentários:

Enviar um comentário