Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

MOINHOS


Eis aqui o primeiro moinho de Porto Santo.
Foi em 1794 que, segundo alguns historiadores, surgiu o primeiro moinho de vento no Porto Santo. O relevo baixo da ilha, com vento a soprar em muitos dias do ano e em vários quadrantes, criou condições propícias para a montagem destes engenhos. Em poucas décadas, os moinhos de vento difundiram-se de tal forma que passaram a ser uma das imagens emblemáticas da ilha.

Mais tarde nos anos 60,este Moinho foi restaurado,
e na sua frente feito um lindo miradouro onde se vê toda a praia
de uma ponta a outra pois tem uma vista excelente,
mais tarde este moinho foi  discoteca ,e um pequeno café
onde hoje se encontra fechado ,mas espero o ver aberto novamente.
Estes moinhos no tempo de sua atividade, moíam seus
cereais para a própria terra e também para enviar para América
onde era exportada  em navios .que faziam ligação com a Madeira.
                                                           
Os moinhos da minha terra! Cansados de trabalhar ,hoje estão abandonados .
Sem ninguém querer cuidar . O vento girava as velas , era lindo as ver girar. 
Com sua velas ao sol, todos eles a trabalhar. Foi  ossos do seu oficio triturar milho em farinha , para a criança pobre, encher sua barriguinha. Sentir a presença  deles na infância de uma criança era algo belo. Em minha memória hoje uma saudade , nos tempos de outrora era um aviso. Estes são os moinhos da zona da Portela que muito ajudou a fazer o pão para o sustento da ilha, hoje servem para recordar o tempo passado, hoje com o desgaste do tempo , a ilha tem um presidente de câmara que para os restaurar têm que os enviar para a outra ilha que é a Madeira porque o dito presidente acha  que  no Porto Santo não há quem os restaure, coisa de cabeça pouco inteligente , ou muito inteligente que prefere dar ganho fora da terra, vergonhas e má governação , em que a ilha anda há deriva , como os moinhos de um lado para outro.

Com o andar dos tempos mais moinhos foram restaurados alguns
como os três moinhos da Portela onde têm uma vista maravilhosa sobre a ilha.

 Vou contar as vezes que estive perto deste moinho , que o senhor que está sentado há porta deste moinho , que tinha o alcunha do Caçarola ,não sei porque este nome, e por ter este nome não sei o seu verdadeiro nome ,tantas vezes que mandou para casa, pois ele tinha medo eu não me coloca-se em frente ás velas do moinho e ficasse ferida.
Este moinho ficava por cima da casa dos meus pais, era só subir o cabeço e eu já lá estava ,para mim era uma alegria o ver moer, ali passava horas a olhar as suas velas andar de roda ,este senhor todos os dias moía  pois nesta zona das Pedras Pretas era só este o moinha que existia ,o burro muitas vezes andava solto ,outro quando era só uma saca para moer ficava amarrado perto para voltar para casa com a farinha moída, era o companheiro e quem carregava as sacas de farinha este senhor se colocava sempre nesta posição a ver o mar, e muitas vezes a ver os barcos chegar. Um dia minha mãe deu por minha falta, subiu e foi lá ter,  me encontrou lá ,depois ele chamou a minha mãe esteve na conversa e aconselhou minha mãe a não me deixar ir, mas alguma vez eu obedecia há  minha mãe ia sempre pois adorava ver o moinho moer. E moeu durante muitos anos até o senhor já não puder mais, mas tarde não se se foi vendido só sei que hoje  é um café e lá se foi a graça do moinho. Mais tarde fizeram um miradouro há sua frente que ainda hoje continua e que é uma das zonas que se vê a linda baía da ilha de ponta a ponta da lha. Hoje me lembrei recordar  o moinho da minha infância ,que mais tarde já com os meus 14 anos era onde namorava  os dois sentados com as pernas viradas para a frente e al ficava um tempinho a conversar porque a minha mãe me chamava logo, eu e muitos outros jovens. Era giro se via as pessoas na praia, se via as vinhas que no verão era tudo verde, e no inverno tudo castanho, onde hoje 2023 estão todas abandonadas e secas, porque a juventude a seguir há minha esperou a morte dos pais e só quis fazer dinheiro, porque trabalhar para eles é mau para a saúde.


O Trigo que a terra dava, parecia campos de ouro ao Sol , com suas papoilas vermelhas , com sua beleza frágil salpicava os campos de trigo e cevada e eu adorava correr dentro dos campos por cima da casa da minha mãe , trigo que tinha a minha altura de criança.



O Moinho vêm  do  Latim "molino", recordando  o Moinho  de  menina onde eu  levava horas  a o ver  moer , esse era  e é  o primeiro  Moinho que sugeriu em Porto Santo em 1794  só mais  tarde  vim a saber ser esse o primeiro Moinho da  minha Ilha. Tinha  eu os meus 9 anos e Residir no Sitio das Pedras Pretas  mesmo por baixo  onde o Moinho todos os dias moía , eu todos os dias ia ver   o senhor José chegar  com o seu Burro com uma ou duas sacas ,de trigo ou milho  para moer ,e eu já lá estava a espera para ver ele desenrolar as velas do Moinho e ai começar a trabalhar, tantas horas ali levava que muitas  vezes ele  próprio dizia  vai para casa   daqui a pouco não tarda tua mãe ai  aparece e levas uma  "malha " que  queria dizer pancada , por ali estar muito tempo ,eu saia  dali e ia correr no meio  do centeio  que  havia nos terrenos  próximos  do Moinho ,pois  onde hoje são casas, e uma  bela estrada. Era  este o Moinho que para  mim  era a coisa mais linda o ver moer, mais tarde  voltarei a falar deste Moinho. Hoje este Moinho se encontra Restaurado, junto com tantos outros e Porto Santo.
Azinhaga  com encruzilhada, na planície das Matas,« canal onde onde o gado e, bestas e onde as pessoas» passavam  para fazer a sua vida onde existia estes dois Moinhos  .


Deixo este vídeo aqui nesta Página para mostrar que foi este o único Presidente que olho um pouco mais pela cultura da ilha, mas nem tudo lhe correu bem ,mas tinha boas ideias. Tinha boa ideia para os Moinhos da ilha.







Sem comentários:

Enviar um comentário