Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

GENEALOGIA


Entre os mais antigos habitantes estabelecidos até ao Século XVII nas na Ilha de Porto Santo e Madeira , destacam-se como principais povoadores pela sua ascendência , com qualidade nobre e fidalga ou distinta e de confirmados por investigações dos genealogistas madeirenses Cónego Fernando C.M. Vaz , dr , João J.M.de Oliveira e Engenheiro Luís Peter Clode .A estes se acrescentaram povoadores estrangeiros , embora não tão antigos como os anteriores , mas que honram a população por distintos troncos e gerações ou descendentes preponderantes . De cada título de família um ou outro membro , os mais conhecidos ou em evidência , para termo de referência dos demais . Completando estas genealogias , reproduziram-se alguns brasões de titulares madeirenses com a fidelidade  das respectivas  armas, a verdade da «Nobiliarquia Portuguesa» de António Vilas Boas e a exatidão dos desenhos do Major Santos Ferreira .Não representam estes brasões uma décima parte  dos  que enobreceram a população destes dois arquipélagos , mas bastam para demonstrar  a pureza  de sangue português ou estrangeiro que lhes gira nas veias . Atestam não só pergaminhos de sangue mas virtudes de raça , expressas nos simbolismos  heráldicos de sua composição.                      

ARMAS DOS ABREUS.
 Abreus---Procedem de Pedro Gomes de Abreu 4º Senhor de Regalados ,em Portugal . Um filho deste , Rui Gomes de Abreu , Alcaide -Mor de Elvas ,casou por 1430 com Inês Brandão , filha de Fernão Brandão , Comendador de Afife , da qual houve uma filha , Beatriz de Abreu , que casou , por 1490  no Arco  da Calheta , com João Fernandes  de Andrade , o do Arco , e ali fez assento . Teve geração que anda ligada  com os Andrades , do Arco.----Outros Abreus procedem de Diogo Lopes de Abreu , de Câmara de Lobos , um dos primeiros povoadores da Ilha , que fez assento no sítio da Torre e teve sesmaria entre o Pico e o Covão  do lado do Funchal , casado na sede daquele Concelho  em 1570  com Helena Lopes . Julga-se descenderem dele por Manuel Lopes de Abreu , entre outros , D . Guilhermina Veloza  Castelo branco , casada com António Joaquim Gomes , e Emília V . Castelo branco  , casada com Joaquim Pinto Coelho.



                         
Brasão de Ferreiras Procedem de Gonçalo Aires Ferreira , Companheiro de Gonçalves Zarco , filho de Gomes Ferreira , Porteiro -Mor de Rei D . João I , e de D. Isabel Pereira de Lacerda,(dos Ferreiros , do Morgado de Cavaleiros , do Porto ).Teve terras de sesmaria desde Santa Luzia até ao Ribeiro do Lazareto , sendo seus filhos Adão e Eva ,os primeiros que nasceram nesta ilha ligados hoje com algumas das principais famílias da Madeira e de Porto Santo , como Drumonds e outros . Armas dos Ferreiras : Em campo vermelho , quatro faixas de ouro . Timbre :uma ema de sua cor com uma ferradura de ouro no bico . mais descendentes são . Ferreiras Duarte , Ferreiras Noronha , Ferreiras Ribeiros , Feios Lobos , Figueiras,

Procedem de Bartolomeu Perestrelo ,primeiro Donatário do Porto Santo , filho Filipe Perestrelo , da Lombardia , e Cortesão do séquito da Princesa D. Leonor , de Espanha , em 1428,quando esta veio desposar o Rei D. Duarte , de Portugal .Era casado em segundas núpcias com D . Beatriz(ou Catarina )de Mendonça . Descendente atualmente deste trono por fêmea os drs .Fernão e Álvaro Henrique de Perestrelo Favila Vieira , D. Berta Luisa Perestrelo Vieira Pereira , D.  Eponina Octávia Florela de Freitas Sequeira , D. Matilde Eugénia de Freitas e outros.
Têm idêntica ascendência os Perestrelos Gaviões que começam em António Rodrigues Perestrelo , casado por 1610 com Catarina Ferreira de Meneses , filha de Baltasar Rodrigues Gavião e de Catarina Alves Calaça cujos filhos houveram geração no Porto Santo . Esta descendência prolongou-se com muito boas ligações embora confundida com o povo.
Armas dos Perestrelos :O escudo partido em pala , o primeiro de ouro e um leão de púrpura armado de vermelho , e o segundo de prata e uma banda azul com três estrelas de ouro entre seis rosas vermelhas , em duas palas Timbre: o mesmo Leão com uma das estrelas na espádua.

Os deste apelido têm várias  procedências : os Ruas de Mendonça  procedem de Francisco Gonçalves Mendonça ,casado por 1580 com Joana de Mendonça ,cujo filho Vicente Ruas de Mendonça casou com Isabel Calaça (dos Freires)e deixou geração em Machico . Os Ruas Mendes ou Ruas , de Porto Santo , procedem de Afonso Anes da rua de Portugal , cujo filho Pedro da Rua se passou ao do Porto Santo em 1490,onde teve sesmarias . Um filho deste , Manuel Mendes da Rua ,casou no Porto Santo com Maria Ferreirade Castro(dos Netos),e outro , António da Rua , com Maria Lomenino  (dos Baiões ),havendo ambos geração bem ligada naquela Ilha , em Santa Cruz e Machico
Armas dos Ruas /Mendes):Em campo de ouro seis rosas vermelhas com uma flor-de-lis de azul ao canto do escudo.
Descendentes, Salamancas , Salazar , Saldanhas , Salgados , Salvagos , Sanhas , Santana Vasconcelos , Santos , Sarmentos , Procedem de João do Couto Sarmento , casado com Maria de Vasconcelos , do Porto Santo , cujo filho Estevão Calaça de Vasconcelos casou com na mesma ilha 1654 com Mária Escórcio de Sousa , deixando geração .---Outros os do Funchal são oriundos de Sezimbra  (Portugal)e não notícia de ter subsistido deles geração.
Albuquerques
Procedem de Sebastiana de Albuquerque ,filha de D. Filipa de Melo Albuquerque e de Diogo Martins Pessoa ,neta de Jerónimo de Albuquerque e de Filipa de Melo S. Paio ,casada no Brasil por volta de 1570 com Jacinto de Freitas da Silva, dos Freitas da Madalena do Mar ,de quem houve geração .São seus descendentes entre outros :D. Augusta Marcial de Albuquerque c. c. Dr  Egídio Rodrigues, D. Maria Albuquerque que era viúva do Coronel João Nepomuceno de Freitas e Dr. Rui Bettencourt da Câmara c. c. D. Margarida Rocha Machado .Armas dos Albuquerques :Em campo de prata ,as cinco quinas ,e em campo de vermelho ,cinco flores-de-lis  de ouro .Timbre :asa de águia de negro, carregada de cinco flores-de-lis-em ouro.
Procedem de Martins de Vasconcelos ( dos Vasconcelos e Monizes ,de Portugal),e foi um dos quatro fidalgos enviados por EL -Rei ,a pedido do descobridor J. Gonçalves Zarco ,para casarem com as filhas deste. Casou em 1440 com D. Helena Gonçalves da Câmara ,filha mais velha do Descobridor ,e de D. Constança Rodrigues ( dos Câmaras ).Deste casal procede a maior parte dos Vasconcelos da Madeira e muitas das principais famílias do Funchal e Porto Santo.



 Armas Bettencourts de Sá
Bettencourts --- Procedem de Reinaldo de Bethencourt , filho do Barão de Saint Martins  , Senhor  de Bethencourt ,  e de  Maria de  Bequemont  .Foi herdeiro  dos  títulos  e Estados  de seu irmão  João de Bethencourt  ,o conquistador  de algumas ilhas  das Canárias e intitulado seu Rei  . Casou  duas vezes e  houve filhos , que prologaram  a sua geração até o presente  com os Cardosos  Bethencourt , de S. Roque  do Funchal  ,e muitas  mais famílias  distintas e  plebeias : Leitão Ferreira  , Gomes Gomes e Ferreiras e Farias . Em cima deixo Brasão de Armas  de Bettencourts  Em campo  de prata  um Leão  rompante , armado  de vermelho  . Timbre : o mesmo  Leão das Armas.

Genealogia
De Barcos
Procedem de António de  Buarcos  , nobre  , casado  em 1550  com Filipa  Nunes  , cujo  filho , Damião  de Barcos  ,casou com Filipa  Lomelino  ,filha  de Estevão  Calaça ,  deixando  geração por toda a ilha  e no Porto Santo  entre a gente povo .
 Armas  dos Câmaras : Em  campo de negro  , torre de prata em dois lobos  assaltantes de ouro  , tudo disposto  sobre um monte  de verde  e prata . Timbre : um lobo  passante.
Câmaras ---- Procedem  de  descobridor  João Gonçalves Zarco  casado  com D. Constança Rodrigues . Tiveram  numerosas geração  que passou  a usar  o apelido  Câmara  tirado  do  título  de Câmara  de Lobos  dado  por El --Rei  a Zarco . São muitos os descendentes  atuais  ,entre os quais D.  Maria  João Gonçalves Zarco  da Câmara  , filha dos Condes  da Ribeira Grande  ,os Bethencourt da Câmara , os Câmara  Leme. Os demais  descendem  de Zarco  por linha feminina  através de várias quebras . Com ligação a Gomes Ferreira , Matos Coutinho .
 
Armas dos Drumonds ou Escócios : Em campo  de ouro  , três  faixas ondadas de vermelho . Timbre : um lebreu nascente , de vermelho  .coleirado  de ouro.
Drumonds ou Escócios ----- Procedem  por varonia  de João Drumond o  Vélho , da Escócias  , que  fez assento  na Vila de Santa Cruz por cerca de 1430 . Casou com  Branca Afonso  da qual  deixou muita e distinta geração  representada  hoje por dr. Paulo Perestrelo  de Aragão  casado  com D . Leonor de  Vasconcelos  Bettencourt Mimoso  e por fêmea  Visconde da Ribeira Brava  , dr . Mário  de Sousa  Drumond  Borges e Henrique A . de Aragão  Mendes  Correia. Com muitas famílias em Porto Santo . Famílias que foram  mais tarde de Porto Santo para a Madeira, porque Porto Santo foi descoberto em  1418.





P
Meneses
Vêm de Vasco Martins Moniz e Garcia, título de Monizes por descendência de D Inês de Meneses.
Armas dos Meneses:Em campo de ouro,um anel do mesmo metal perfilhado de vermelho com rubi.Timbre : uma donzela vestida de brocado com um escudo das armas na mão e os cabelos soltos.

Brasão dos Ornelas.
Procedem todos do Infante D.Velozo, filhos do Rei D.  Ramiro III
De Leão,pelo seu descendente Álvaro de Ornelas Saavedra que fez assento no Caniço da Madeira até a Camacha,em que institui Morgadio em 1513.Sua segunda mulher,D. Branca Fernandes de Abreu, instituiu a capela de Santo António da Sé do Funchal,onde existe o túmulo do Arcebispo D.Aires de Ornelas e Vasconcelos, Conselheiro de El- Rei D. Manuel II, D. Luísa de  Ornelas Tomazwskae os Ornelas Frazões.
Armas dos Ornelas: 
Campo de azu , com banda cosida de vermelho carregada de três flores - de - lis de ouro e acompanhada de duas sereias de prata, tendo cada uma o seu espelho de ouro na mão direita e seu pente do mesmo na mão esquerda.Timbre : uma sereia do escudo.
















Sem comentários:

Enviar um comentário