Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

VAMOS LÁ DESVENDAR O ALCUNHA DE PROFETA.

O Porque do povo de Porto Santo ser alcunhado de profeta  ,pelo ridículo a que  se sujeitou toda a   população ,desde  1532 a 1533 ainda hoje estamos no ano 2016  e ainda alguns espertos chamam por esse nome.. ., deixando-se ludibriar  no seu fanatismo  por um « montanhês criador e lavrador ....bravio  e rústico  solitário » com o nome de Fernão  Nunes , e por sua sobrinha Filipa  Nunes . Fernão Nunes , celibatário  , místico  e eremita  ,escandalizado  com a vida desregrada e prepotente o que ainda hoje é a população  urbana  fez-se  passar por inspirado  do Espírito  Santo e  por profeta  ,revelando publicamente  culpas  secretas de toda a gente ,conhecidas por intermédio  da sobrinha que era uma grande fofoqueira e também uma grande bilhardeira o que ainda hoje à e muito .junto  dos seus protegidos iguais a ela . Fanatizou os Donatários  , os  fidalgos  , o clero olha se não entra-se os padres que era os que sabiam mais da vida  dos outros e o  povo  que vai sempre na onda . E todos andavam confusos  e espantados  e desolados sem comer; as mulheres deitaram no mar todas as posturas do rosto como pós e outras coisas de ficar bonita , onde digo eu mal empregado se vive-se nessa altura ia logo buscar , sem tratar de seus vestidos preciosos e os pobres a roupa que traziam despiam    e ficavam  em fralda  de camisa  fazendo penitência sem comer senão pouco e em pé ....olha   se fosse comigo esta penitência . Tão cegos estavam  que as mulheres muito fidalgas e nobres iam à  igreja  em camisa  perante seus maridos com cestos grandes de vimes .... cheios  de leite  escorrido ,queijos e pão  e outros mantimentos para dar de comer aos que estavam  na igreja de noite  e de dia ouvindo a pregação  do profeta ,Não era nada  parvo esse Fernão , .Levou  este fanatismo  à  morte  do tabelião e escrivão do cartório João  Calaça acusado  de não acreditar  nos  sermões  do profeta ,em Porto Santo sempre foi assim que fala verdade se lixa  . Durou  esta falsa mentira durante  dezoito  dias enquanto  não houveram  conhecimento  dele as autoridades  civis e eclesiásticas da Madeira ,que ordenaram  uma  averiguação e prenderam  o profeta  e a sua sobrinha bilhardeira .Condenaram -nos  a estar  à porta da Sé  de Évora foram para longe em uma  escada  cada um com sua carocha a imitar uma mitra . de papel  com letras que diziam : PROFETA Do Porto  Santo . e com um círio acesso em    cada  uma  das  mãos enquanto se dissesse  a missa  da Terça,  A sobrinhinha do tio vestida  e ele  nu da cinta para  cima .
Desculpem de ser mal educada mas o meu castigo as velas eram colocadas aceso noutro lugar.
Continuando
 Aos moradores  da Ilha  foi-lhes  aplicadas  a pena 200 cruzados nessa altura por crerem  nas abusões  de falsos  profetas .olha se fosse agora os  € que entrava na Câmara  iiiiii Este facto  acarretou  o alcunha   de profetas  aos portosantenses ,originando  o dito popular : era bom fazer uns € de multa a quem chama-se nos dias de hoje .esse nome. E Quem adivinha  vai para a porta da Sé .
As  mulheres  do Porto  Santo , até à  cinquenta  anos , como  as de  Bragança  até  princípios  do século  XIX  escondiam-se  dos  homens , principalmente  dos estranhos  à ilha .Não apareciam franca  nem frequentemente  fora  de casa , e ocultavam-se  nas janelas  ,agora puxam para dentro da janela.as janelas protegidas  pelas persianas detrás  dos rótulos , pouco e  cautelosamente  abertos  para ver quem passava .Em  reuniões  familiares .isolavam -se dos homens ,tímidas kkkkkkkkkkkk tadinhas e circunspectas formando grupos de preferência  com as  da mesma família .Desde estranho  proceder  veio a ironia  madeirense  de chamar «moda  do Porto Santo » aos grupos  de mulheres  isoladas  dos homens  , intencional  ou  acidentalmente  , em reuniões  familiares,


Sem comentários:

Enviar um comentário