Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

DATAS HISTÓRICAS DA ILHA DE PORTO SANTO

A ( 26 de Setembro ) ---- O Rei D. Duarte de Portugal
  Faz doação do arquipélago ao Infante D. Henrique quanto ao temporal ,e à Ordem de Cristo «para todo o sempre o espiritual das novas ilhas de Porto Santo ,Madeira e das desertas ao Infante. 
Carta de doação do rei D. Duarte ao Infante D. Henrique de todo o espiritual das ilhas da Madeira, Porto Santo e Deserta à Ordem de Cristo, a requerimento do dito infante, regedor e governador da mesma Ordem, e com reserva para o rei e para a Coroa do Reino, o foro, a dízima do pescado e todos os direitos reais. 1433-09-26.
Carta de doação do rei D. Duarte ao Infante D. Henrique de forma vitalícia das ilhas da Madeira, Porto Santo e Deserta, com todos os direitos, rendas e jurisdição cível e crime, salvo em sentença de morte e talhamento de membros, e com reserva, para o rei, da alçada e da cunhagem e curso da moeda. 1433-09-23. Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Duarte, liv. 1, f. 18
Carta de doação do Infante D. Henrique a Bartolomeu Perestrelo, cavaleiro de sua casa, e a seus descendentes para sempre, a capitania da ilha do Porto Santo. 1446-11-01. Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afonso V, liv. 33, f. 85.
1440 (1 de Novembro ) ----- Doação da Capitania do Porto Santo a Bartolomeu Perestrelo .
Em 1755 ( 1 de Novembro )----- Um forte abalo de Terra fez o Mar subir no Funchal cinco metros acima da maré-cheia ,e no norte da Ilha recuar cerca de cem metros ,deixando em seco grande quantidade de peixe. No Porto Santo ,o mar entrou um quarto de milha pelo leito da Ribeira e, no escoamento das águas ,deixou quase em seco o boqueirão do Ilhéu de Cima, olha se acontece-se hoje com tanta alteração ,mas há Mar e Mar é ir e voltar.

Em 1832 (3 de Abril) -----Chega ao Porto Santo com tropas constitucionais a escuna «Terceira »que fazia parte da divisão naval comandada pelo Vice-Almirante Sertório Sarturius incumbido de se assenhorear da Ilha de Porto Santo e da Madeira ,sendo logo mandada arrear a bandeira realista do Forte de São José ,para evitar complicações .No dia 4 desembarcam as tropas constitucionais e ocupam a Ilha até 25 de Maio em cuja data seguiram para os Açores com 104 Madeirenses ,para ajudarem a combater o Governo de D. Miguel .






Em 1850 (no dia 1 de Março )---Visita o Porto Santo o Príncipe Maximiliano, Duque de Leuchtenberg , neto  , por sua Mãe ,de El-Rei da Baviera e, por seu pai, da Imperatriz Josefina de França  , e genro do Imperador da Rússia  , Nicolau I.
Demorou-se seis horas na Ilha , distribuindo generosas esmolas  por gente pobre em cereais e dinheiro . Foi saudado pelo Forte de São José com 21 tiros e recebido na Câmara Municipal . Almoçou com o pessoal do seu séquito na residência
do Administrador do Concelho , nessa altura João de Santana e Vasconcelos.

1446 a 1 de Novembro ---Doação da Capitania  do Porto Santo a Bartolomeu Perestrelo.
A partir de 1550, até ao século XVII, começou-se a designar os protestantes em França por "huguenotes", e em 1556 a 2 de Outubro Os huguenotes , em número de cerca 1.200 homens , dão saque à Ilha de Porto Santo , e a três do mesmo mês desembarcam na Praia Formosa  e saqueiam o Funchal.
Por espaço de dezasseis dias , capitaneados por Bertrand de Montlue  , gentil -homem da casa do Rei Carlos IX de França  . O Protestantismo francês iniciou-se com o reformador católico Jacques Lefevre, que iniciou suas pregações em 1514, portanto antes de Lutero. Depois que a Reforma tornou-se pública na Alemanha, atingiu também as massas francesas. Logo, os protestantes franceses passaram a seguir as orientações de João Calvino.
O rei Francisco I da França iniciou uma dura perseguição, gerando guerras de religião. O édito de Orléansde 1561 interrompeu a perseguição por alguns anos, e em 17 de Janeiro de 1562, o édito de Saint-Germainre conheceu os seus direitos pela primeira vez.
As guerras religiosas em França começaram com um massacre de 1000 huguenotes em Vassy a 1 de Março de 1562. Em 1572, milhares de huguenotes foram mortos no massacre da noite de São Bartolomeu, e a amnistia foi concedida no ano seguinte. A quinta guerra santa contra os Huguenotes começou a 23 de Fevereiro de 1574 e a perseguição continuou periodicamente até 1598, quando o rei Henrique IV emitiu o Édito de Nantes autorizando aos protestantes a liberdade religiosa e direitos idênticos aos dos católicos . por causa disto tudo sofremos muito em Porto Santo.




Rei Carlos IX da França.
Em 1556 (2 de Outubro )...Os huguenotes  em número de cerca de 1.200 homens , dão saque à Ilha de Porto Santo , e a três do mesmo mês desembarcam na Praia Formosa E saqueiam o Funchal por espaço de dezasseis dias , capitaneados por Bertrand Montleu  gentil homem da casa do Carlos IX de França.
Praia Formosa.

Em 1641  no dia 5 de Fevereiro -----Uma esquadra turca, composta de 12 navios , que cercava o Porto Santo com o fito de o saquear ,mas bateu em retirada ao ouvir o estrondo dos canhões e mosquetes do Pico do Castelo  , que estavam saudando a aclamação de D . João IV e os turcos pensavam tratar-se de um ataque aos seus navios , deram a volta e se foram embora.
D. João IV  Rei de Portugal
                                           
Em 1938( 13 de Julho)---- Visita a Madeira ,de passagem para Angola ,o General Óscar Carmona ,Chefe do Estado Português  ,sendo feita uma recepção verdadeiramente apoteótica .Que ao entrar em águas da Madeira ,foi o General Carmona saudado por centenas de barcos de pesca desde Porto Santo, e da Ponta de São Lourenço até ao Funchal os movidos a motor .Nesta Cidade aguardam o Presidente da República mais de 100 mil pessoas das vilas e aldeias da Madeira ,que aclamaram com palmas ,vivas flores, e lágrimas de alegria .As ruas de passagem do cortejo presidencial apresentavam todos os prédios engalanados com bandeiras nacionais ,emblemas da Legião e da Mocidade Portuguesa flores e verdura à profusão .Em diferentes locais levantaram-se arcos de triunfo ,construídos de murta e flores ;queimou-se muito fogo de artifício fizeram-se iluminações públicas. Uma chuva ininterrupta de pétalas de rosas acompanhou o Chefe de Estado em todas as ruas do seu percurso na Cidade e nos caminhos das freguesias que visitou como ,Monte ,Santo António, S. Martinho ,e Câmara de Lobos .Foi esta uma das mais brilhantes ,entusiásticas e populares manifestações tributadas ao Chefe da Nação que as apreciou deste moda «Saio da Madeira maravilhado .Nunca posso esquecer a magnificência da paisagem e as qualidade primorosas do seu povo .Oxalá possa dizer : Até breve». Participaram igualmente desta manifestação D  . Maria do Carmo Carmona ,esposa do Presidente da República ,e Dr. Francisco Vieira Machado ,Ministro das Colónias nessa altura. A espontaneidade e vibração sentimental desta recepção distinguiram-na como um dos mais notáveis da história insular na altura de 38.
Igreja de Santo António na Madeira.
Imagem do Presidente Carmona na visita em Santo António na Madeira em 1938.
Uma Aguarela partilhou um vídeo.
24 min
Tudo o que o Senhor Presidente diz é verdade, só que na ideia de alguns Madeirenses é o contrário ,O Senhor Presidente devia de olhar mais por essa ilha, porque ao ser governada pelos Senhores da Madeira dia após dia vai de mal a pior, peço que olhe não digo muito só um pouquinho. A ilha devia de deixar de andar a reboque da Madeira. Devia de ter mais valor como pedra Basilar de Portugal o que daqui do Continente ninguém se importa.


Avião Infante de Sagres
Em 1926 dia 21 de Abril ----- Encontrou do avião Português «Sagres» pelo barco de pesca de Santa Cruz ,« o São João »,entre o baixio  da Sala Grande e a Ilha de Porto Santo .Era tripulado aquele aparelho pelos os aviadores Moreira de Campos e Neves Ferreira numa tentativa  de viagem experimental Lisboa-Madeira .Rebocado o «Sagres » até Santa Cruz pelo barco seu salvador ,que depois de arranjado levantou voo e amarrou no Funchal ,recebendo estrondosas manifestações de alegria da população ,das quais compartilharam os pescadores do barco «São João» trazidos de Santa Cruz a bordo do destroyer «Tâmega» que viera de Lisboa em socorro do avião avariado.

Os Seis Centos Anos do Descobrimento de Porto Santo e Madeira ,mas deviam falar um pouco mais da Ilha.

D . Jerónimo Fernando

Em 16-16 -1650 -------D. Jerónimo Fernando que era natural de Lisboa ,quarto neto bastardo do Rei D. Duarte ,de eleições castelhana e alcunhado de O Bravo ,por ser rude e desabrido.
D .Duarte
Tributa-lhe entretanto a História predicados de reta intenção ,modelar carácter e severidade no cumprimento das leis para que convocou três Sínodos ,visitou frequentemente as paróquias e foi o primeiro bispo a visitar a ilha de Porto Santo. A sua intransigência ,porém ,criou-lhe  grandes atritos , incompatibilidades e lutas com o Senado Municipal ,Governador -Geral e clero ,sendo privado do cargo por censura oficial. Desempenhou também o cargo de Governador -Geral do arquipélago por que se distinguiu na defesa da Madeira contra piratas e corsários, chegando a embarcar em perseguição pessoal dum navio de argelinos. Neste episcopado foi assaltada de piratas a Falã dos Padres ,propriedade dos jesuítas , à  beira -mar ,cujos moradores saquearam e bem assim a ermida do Sítio dedicado à Nossa Senhora da Conceição D. Jerónimo Fernando serviu também como Provedor da Santa Casa da Misericórdia e diligenciou junto de Roma a beatificação de Frei Pedro da Guarda ,o Senhor Servo de Deus .Esteve ausente da Diocese os últimos oito anos .Foi morto este Bispo ,e ficou vaga trinta  anos a Sé do Funchal.
Um dos melhores Presidentes que até hoje até hoje que a Ilha de Porto Santo teve ,Zeca Mendonça Gois.
Video de Flávio Ponte Vasconcelos
Vídeo // Porto Santo Antigamente - Uma viagem ao passado, em busca da nostalgia. Copyright © Flávio Vasconcelos Vídeo - Direitos Reservados / All rights reserved Fotos cedidas.
Amigo ao clicar no link verá a maneira do Senhor Presidente a ouvir a maneira como o Governante da Madeira não deixa as pessoas da ilha se aproximar ,e falar com o Senhor Presidente.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/marcelo-defende-que-e-necessaria-uma-ideia-nova-para-portugal_n1108866

Foram os únicos que tentaram mostrar os Problemas da Ilha ao Senhor Presidente da República  ,mesmo com grande problema de aproximação pois os Senhores do Governo da Madeira faziam tudo para que o Povo não se aproxima-se Foi o Hugo Nóbrega que consigo a sua aproximação ,e com carta aberta ao Senhor Presidente.


Publicado em 6 de Novembro de 2018

INSCREVER-SE 64

A carta entregue ao; "Senhor Presidente da República Portuguesa Doutor Marcelo Rebelo de Sousa Excelência, Aproveitamos a passagem de Vossa Excelência pela ilha do Porto Santo para Vos pôr ao corrente de alguns factos que Vos ajudarão a conhecer melhor a realidade da ilha mais antiga de Portugal: . no mês de Janeiro, os residentes ficam sem acesso à ligação marítima, vendo-se obrigados a pagar, no mínimo, 75€ para irem de avião à Ilha da Madeira; . no mês de Janeiro, as competições desportivas param por completo, por falta dos transportes entre-ilhas; . no mês de Janeiro, devido à paragem da ligação marítima, um cidadão não residente paga em média 140€ na ligação aérea Madeira/Porto Santo/Madeira; . no próximo mês de Janeiro de 2019, corremos o risco de ficar sem ligações para a Ilha da Madeira, devido ao contrato ruinoso entre o Governo da República e a Empresa Espanhola “Binter” e à paragem regular do navio das ligações entre-ilhas nessa altura do ano; . contrato ruinoso que nos afeta imenso, os preços dos bilhetes são caríssimos, continuamos sem o “bilhete corrido”, os horários do voos são completamente desadequados, não há possibilidade de comprar o bilhete no balcão do Aeroporto do Porto Santo; . um cidadão residente na Madeira paga pelo bilhete na ligação aérea Madeira/Porto Santo/Madeira em média 140€ durante todo ano, enquanto para ir a Lisboa paga, apenas, 86 € e para os Açores, 119€ (devido ao subsídio de mobilidade), o que torna impossível combater a sazonalidade da nossa ilha, que vive do turismo; . os porto-santenses são discriminados no subsídio de mobilidade porque o teto máximo (400 €) se aplica mesmo quando são obrigados, devido à falta de ligações aéreas, a se deslocar ao continente com escala no Funchal, o que encarece o preço dos bilhetes e leva a que sejam obrigados a suportar um valor muito superior aos 86 € previstos para estas deslocações; . no inverno, só temos uma ligação aérea semanal, ao sábado, Lisboa/Porto Santo/Lisboa! . no verão, os bilhetes de avião Lisboa/Porto Santo/Lisboa chegam aos 800 €, não havendo comparticipação do subsídio de mobilidade acima dos 400 € para os residente no Arquipélago da Madeira; . o Porto Santo é esquecido e abandonado, sistematicamente, pelo Governo Regional, só sendo lembrado no verão e nos dias em que o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo está condicionado pelas condições meteorológicas; . o Porto Santo é uma terra com poucas oportunidades, onde os jovens só têm trabalho entre 4 a 6 meses no ano, muito por causa dos bloqueios dos transportes e encerramento dos principais hotéis, que receberam benefícios fiscais (isenção de IMI, por exemplo) para abrir na nossa terra; . o Porto Santo é uma cidade sem qualquer hospital, sem serviço privado de saúde, temos apenas um centro de saúde com muitas limitações, onde esperamos imenso tempo por consultas de especialidades, exames e cirurgias, onde os casos de doenças graves têm vindo a aumentar; . os estudantes do Porto Santo a estudar no exterior veem-se impedidos de passar as épocas festivas com as suas famílias devido ao preço dos transportes, enquanto o Governo da Regional freta “Charters” a preços acessíveis para os estudantes da Ilha da Madeira, isto é discriminação; . o Porto Santo é tratado como um simples concelho da Região, esquecendo que somos uma cidade e uma ilha com as mesmas necessidades de qualquer cidade portuguesa, simplesmente com outras dimensões; . no Porto Santo, existem imensos investimentos falhados, que neste momento estão abandonados ou inutilizados, infraestruturas que ainda estamos a pagar, um entrave para o nosso desenvolvimento; . o futuro no Porto Santo é muito incerto, os jovens são obrigados a sair da ilha por não conseguirem construir a sua vida; . o Porto Santo tem uma população muito envelhecida, mas só existe um lar de idosos com capacidade para 28 pessoas. Excelência, Nós queremos ser portugueses de pleno direito, queremos continuar a viver na nossa ilha, queremos uma vida digna, queremos condições para criar um futuro. A continuidade territorial não é respeitada, os bloqueios à nossa economia são enormes. Somos uma ilha que vive sobretudo do turismo. Não podemos continuar a ser prejudicados como até agora! Caso contrário, em breve, seremos uma “Ilha Sénior”! O Porto Santo tem excelentes condições de clima, privacidade, segurança, tranquilidade e uma belíssima praia, foi eleita a "Melhor Praia de Dunas”, no âmbito do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. NÓS TAMBÉM SOMOS PORTUGAL!" Não podemos deixar de agradecer a Polícia de Segurança Pública do Porto Santo, foram exemplares! MUITO OBRIGADO!

É neste livro  que vim a descobri onde está o túmulo de D . Filipa Moniz Perestrelo que nasceu na ilha de Porto Santo  mulher de Cristóvão Colon. Onde seu túmulo está na Igreja do  Convento do Carmo em Lisboa . Onde D . Nuno Álvares Pereira  era seu avô .








                               
                                                 
                           








Sem comentários:

Enviar um comentário