Falar da minha Terra Natal Por favor deixe seus comentários

DATAS HISTÓRICAS DA ILHA DE PORTO SANTO

   




Em 1850 (no dia 1 de Março )---Visita o Porto Santo o Príncipe Maximiliano, Duque de Leuchtenberg , neto  , por sua Mãe ,de El-Rei da Baviera e, por seu pai, da Imperatriz Josefina de França  , e genro do Imperador da Rússia  , Nicolau I.
Demorou-se seis horas na Ilha , distribuindo generosas esmolas  por gente pobre em cereais e dinheiro . Foi saudado pelo Forte de São José com 21 tiros e recebido na Câmara Municipal . Almoçou com o pessoal do seu séquito na residência
do Administrador do Concelho , nessa altura João de Santana e Vasconcelos.

1446 a 1 de Novembro ---Doação da Capitania  do Porto Santo a Bartolomeu Perestrelo.
A partir de 1550, até ao século XVII, começou-se a designar os protestantes em França por "huguenotes", e em 1556 a 2 de Outubro Os huguenotes , em número de cerca 1.200 homens , dão saque à Ilha de Porto Santo , e a três do mesmo mês desembarcam na Praia Formosa  e saqueiam o Funchal.
Por espaço de dezasseis dias , capitaneados por Bertrand de Montlue  , gentil -homem da casa do Rei Carlos IX de França  . O Protestantismo francês iniciou-se com o reformador católico Jacques Lefevre, que iniciou suas pregações em 1514, portanto antes de Lutero. Depois que a Reforma tornou-se pública na Alemanha, atingiu também as massas francesas. Logo, os protestantes franceses passaram a seguir as orientações de João Calvino.
O rei Francisco I da França iniciou uma dura perseguição, gerando guerras de religião. O édito de Orléansde 1561 interrompeu a perseguição por alguns anos, e em 17 de Janeiro de 1562, o édito de Saint-Germainre conheceu os seus direitos pela primeira vez.
As guerras religiosas em França começaram com um massacre de 1000 huguenotes em Vassy a 1 de Março de 1562. Em 1572, milhares de huguenotes foram mortos no massacre da noite de São Bartolomeu, e a amnistia foi concedida no ano seguinte. A quinta guerra santa contra os Huguenotes começou a 23 de Fevereiro de 1574 e a perseguição continuou periodicamente até 1598, quando o rei Henrique IV emitiu o Édito de Nantes autorizando aos protestantes a liberdade religiosa e direitos idênticos aos dos católicos . por causa disto tudo sofremos muito em Porto Santo.




Rei Carlos IX da França.
Em 1556 (2 de Outubro )...Os huguenotes  em número de cerca de 1.200 homens , dão saque à Ilha de Porto Santo , e a três do mesmo mês desembarcam na Praia Formosa E saqueiam o Funchal por espaço de dezasseis dias , capitaneados por Bertrand Montleu  gentil homem da casa do Carlos IX de França.
Praia Formosa.

Em 1641  no dia 5 de Fevereiro -----Uma esquadra turca, composta de 12 navios , que cercava o Porto Santo com o fito de o saquear ,mas bateu em retirada ao ouvir o estrondo dos canhões e mosquetes do Pico do Castelo  , que estavam saudando a aclamação de D . João IV e os turcos pensavam tratar-se de um ataque aos seus navios , deram a volta e se foram embora.
D. João IV  Rei de Portugal
                                             

                               
                                                 
                           








Sem comentários:

Enviar um comentário